Notícias da CCR SPVias

Notícias

07/01/2022 | Realase

Responsabilidade Social - CCR SPVias promoveu ações de Cultura e Educação para cidades do Sudoeste Paulista

Caminhos para a Cidadania  Digna Imagem

Caminhos para a Cidadania Digna Imagem

Fonte: Digna Imagem

Mesmo em um contexto tão desafiador em que vivemos em 2021, com os reflexos da pandemia, a CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), por meio do Instituto CCR, manteve a programação de projetos socioculturais, com a realização de iniciativas focadas nos pilares da Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Geração de Renda

 

Ao longo do ano passado, a CCR SPVias, em parceria com as secretarias municipais de Educação de 21 municípios do Sudoeste Paulista, deu continuidade ao Caminhos para a Cidadania, principal iniciativa de educação do Grupo CCR. O programa é uma ação socioeducacional que promove a formação continuada de educadores do ensino público fundamental I, com cursos à distância, em plataforma digital exclusiva para professores.

 

Todo conteúdo é pautado nas 10 Competências Gerais da BNCC, nas Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa. Os temas promovem reflexões sobre cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, cuidados com o meio ambiente e saúde mental, entre outros. A proposta é estimular os professores para que eles multipliquem os conteúdos com os alunos, por meio de atividades em sala ou em casa, com os familiares. Além disso, o site www.caminhosparaacidadania.com.br disponibiliza sugestões de atividades, brincadeiras, filmes, séries, dicas de leitura e jogos digitais para as crianças.

 

Desde 2011 o programa já atendeu mais de 211.913 mil alunos e mais de 8.818 mil educadores em 183 escolas. Participam do programa os municípios de Águas de Santa Barbara, Alambari, Araçoiaba da Serra, Avaré, Bofete, Buri, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira Cesar, Cesário Lange, Iaras, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.

 

Débora Aguiar, coordenadora dos projetos sociais da concessionária, explica que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a empresa conseguiu viabilizar a realização dos projetos Phototruck (Foto Itinerante) e Caixola de Histórias para Ler e Ouvir. Ambos realizados de forma digital.

 

O projeto Foto Itinerante (Phototruck), conduzido pela ONG Imagem magica, realizou aulas online de fotografia, com exercício práticos na produção de fotografias, e uma exposição (presencial) de encerramento. Além das questões técnicas da fotografia como enquadramento, luz, ângulo, tecnologia, o curso pautou a produção fotográfica nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a auto responsabilidade sobre o futuro. 

 

Já o projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir, promoveu encontros virtuais pelo aplicativo ZOOM e transmitidos pelo Youtube, para contação de histórias em formato de sarau, valorizando os aspectos geográficos, históricos e lendários dos municípios de Tatuí, Itararé, Avaré e Itapetininga. As histórias compartilhadas nos encontros serão ilustradas em uma edição especial em formato de livro, que serão distribuídos ainda este ano.

 

Débora reforça a importância dessas ações que fomentam a cultura e proporcionam entretenimento, especialmente nesse momento em que vivemos tempos de distanciamento social.

 

Além da programação de cultura e educação, a CCR SPVias, retomou as ações do Programa Estrada para a Saúde, oferecendo gratuitamente, diversos serviços como exames rápidos de saúde, entre eles glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial. Além disso, as ações contaram também com a Parada do Desabafo e Check-up dos caminhões.

 

A Parada do Desabafo é uma iniciativa que prevê o acolhimento, conversa e muito conforto, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros.

 

Outra novidade oferecida aos motoristas desde setembro de 2021 é o Check-up de caminhões, com o objetivo de orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva de itens como: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão. Durante os atendimentos foram distribuídas máscaras descartáveis aos motoristas. O cronograma de ações será continuado mensalmente a partir de fevereiro.

 

Em dezembro de 2021, em parceria com a Central Única das Favelas, a Concessionária, encerrou as ações sociais do ano, realizando a entrega de aproximadamente 1 mil cestas de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar.

 

Para 2022 a CCR SPVias segue comprometida com os investimentos de responsabilidade socioambiental, em especial, com projetos de geração de renda e empreendedorismo, compreendendo que seu papel ultrapassa os limites dos serviços prestados na rodovia, contribuindo para a transformação social das comunidades em que está presente. 

Fonte: Comunicação


Voltar